Negocia O
Sorocaba
Técnicas de Negociação
Professor: Ricardo Assunção
Curso: Marketing
Aluno: Caleb da silva ramos
RA: 9930008514
Turno: Noturno
Sorocaba/SP
2015
Etapa 1,passo 2 (individual)
A arte de negociar e seus processos
Para se definir o processo de negociação é necessário saber o significado de visão sistêmica, temos dois significados, mais o que será propicio no momento é entender que visão sistêmica é uma transformação de entradas em saídas.
O processo de negociação pode ser dividido em três partes que são: entradas, processos e saídas. As entradas são o impulso, força inicial, já o processo fica por conta do que transforma as entradas em saídas, e as saídas são os resultados finais da operação. Por tanto o processo de negociação tende transformar entradas (estímulos) em saídas (respostas). Componentes das entradas e saídas
O processo de negociação tem muitos componentes, na parte de entrada teremos:
Diferenças individuais: que é o modo de cada negociador lidar com o problema.
Valores pessoais: este envolve a parte da criação, ética e cultura do negociador.
Interesse comum: trata-se dos interesses semelhantes dos negociadores.
Relacionamento humano: que é o relacionamento profissional dos negociadores.
Participação do processo: que traz a importância da participação efetiva dos negociadores.
Uso da informação e do poder: este é o conhecimento das informações da negociação ao todo, já o uso do poder pode estar favorecendo ambas as partes da negociação ou apenas uma das partes.
Comunicação bilateral: esta é a base do relacionamento humano no processo da negociação, nenhum negócio é feito sem comunicação.
Barganha: que tem como aspecto positivo a ideia de que os negociadores devem se concentrar em suas necessidades reais, buscando opção de ganhos mútuos, buscando sempre resultados positivos.
Flexibilidade: um negociador flexível não se prende a limites rígidos que podem atrapalhar a negociação, ele sempre busca em sua