Necessário Vida
No fundo da garrafa pet coloque brita (não há necessidade de furar o fundo da pet).
Sobre a brita coloque a garrafa menor (com água e tampa) dentro da garrafa pet.
Ao redor, despeje a terra e largue as minhocas.
Mas como isso acontece?
As minhocas se alimentam dos materiais orgânicos que estão disponíveis no solo. O papel da minhoca é de digerir o material transformando-o em pequenas partículas orgânicas. Em pequenas partes, o adubo é mais fácil de ser incorporado ao solo como também de ser utilizado pelos microrganismos, que por sua vez desenvolvem a mesma função, transformam as partículas orgânicas provenientes das minhocas em partículas menores ainda.
As minhocas devolvem ao solo, através das fezes, o chamado húmus. Dessa forma, há grande variedade de nutrientes disponíveis no solo. Quanto menor a partícula orgânica mais fácil das raízes das plantas absorverem os minerais.
As minhocas são importantes apenas para produção de adubo orgânico?
Não. Os anelídeos, como também os outros animais que vivem no solo, ajudam na aeração do mesmo.
Em um solo compactado e seco é muito difícil vermos a presença de formigas, caracóis, tatu-de-jardim e outros, porque além desse solo estar pobre em nutrientes os animais não conseguiriam se locomover nele. Já num solo saudável temos a presença desses seres vivos, que auxiliam na decomposição dos resíduos vegetais e constroem túneis ao se locomoverem. Esses túneis facilitam a passagem de ar e água, e tornam o solo mais poroso. Essa porosidade é muito importante para o crescimento das plantas, pois auxilia na expansão das raízes e na absorção dos minerais. As galerias de passagem de ar e água são formadas a 30 cm do solo.
Nessa primeira camada os seres vivos se escondem de predadores como aves e se protegem do sol para não se desidratarem, especialmente as