Técnico em enfermagem - SENAC
Sempre existem dúvidas em relação à coleta de exames laboratoriais e os mesmos devem ser colhidos em condições bem definidas. O não cumprimento destas condições pode implicar em resultados alterados. Por esta razão, o laboratório científico reuniu as perguntas mais freqüentes feitas por seus pacientes.
Para qualquer dúvida ou sugestão, sempre utilize nosso atendimento para maiores esclarecimentos.
Exames de sangue devem ser colhidos sempre em jejum?
Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum pode variar entre 4 a 12 horas, de acordo com o exame. Exames como o hemograma, por exemplo, não necessitam de jejum.
Qualquer exame pode ser feito à tarde? Alguns não. Por exemplo, dosagens de Cortisol, Ferro, ACTH e TSH devem ser realizadas pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia. Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.
Beber água interfere no jejum?
Não, mas a água deve ser tomada com moderação, pois o excesso interfere em alguns exames, como o de urina. A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevadas, se ingerir uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta, apresentará resultado falsamente elevado. Para a dosagem de triglicérides, você deve manter sua dieta habitual nos cinco dias que antecedem os exames. Dieta habitual é aquela que costumamos comer no dia-a dia. O ideal é não mudar a alimentação. É fundamental o jejum de 12 horas para a coleta de sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.
Bebida alcoólica pode alterar os resultados dos exames?
Sim, em especial o de triglicérides. O uso de qualquer bebida alcoólica na véspera da coleta é suficiente para elevar seus níveis, alterando os