SUSTENTABILIDADE
Argumentar sobre a vida na sociedade pode levar à necessidade de participação ativa e consciente na própria vida, realmente tomando decisões e realizando ações em benefício do bem-estar da coletividade e de si mesmo, em detrimento aos benefícios à classe dominante. A participação da sociedade é pressuposta no desenvolvimento sustentável e defendida por inúmeros estudiosos. Assim, deixar de participar de forma ativa e consciente, como vem ocorrendo, é largar a responsabilidade da vida e do próprio planeta em outras mãos.
Ao abordar as dimensões da sustentabilidade foi possível concluir que as dimensões da sustentabilidade estão extremamente interligadas. Na sociedade as dimensões social, cultural e psicológica são responsáveis pela mudança de comportamento dos indivíduos. Estas, por sua vez, são fortemente influenciadas pela dimensão política, caracterizada principalmente, pelos jogos de poder e pela dimensão econômica, tendo em vista o paradigma de consumo e trabalho imposto pela sociedade capitalista, os quais afetam a dimensão espacial. A dimensão ecológica, aparece devido aos impactos negativos que estão levando os ecossistemas a desequilíbrios preocupantes com relação à manutenção da vida na Terra, as quais por sua vez, são afetadas pelo modus vivendi do ser humano, ou seja, pelas outras dimensões.
Portanto, a contribuição deste artigo está na abordagem multidimensional do mesmo, pois não há como desconectar as dimensões do desenvolvimento sustentável. Se uma das dimensões é