Necessário Vida
ANALGÉSICO PARACETAMOL
Bruno Ramos, Thales I. P. de Deus e Wendel T. Mendes
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade
Estadual de Goiás. Anápolis, Goiás, Brasil.
Resumo: Foi realizada uma extração e posterior identificação do composto orgânico analgésico Paracetamol a partir de comprimidos do medicamento Tylidol®, produzido no Brasil pela indústria farmacêutica Teuto, utilizando uma técnica comum de extração e identificando o composto através de um teste simples com uma solução inorgânica.
Keywords: analgésicos, Tylenol, paracetamol, acetaminofeno.
INTRODUÇÃO
Uma breve história do paracetamol.(7)
Como um dos produtos farmacêuticos mais consumidos ao redor do mundo, o Paracetamol, cuja origem remonta às últimas décadas do século XIX quando, em uma busca ansiosa por medicamentos capazes de reduzir a febre no tratamento de infecções, os pesquisadores descobriram que esse composto possuía tal característica antipirética. Anteriormente, os efeitos antipiréticos eram obtidos através de compostos naturais, dentre os quais vale citar a casca de salgueiros, precursor dos atuais salicilatos (derivados do ácido salicílico). Muitos desses compostos eram de difícil obtenção e, portanto, economicamente desfavoráveis para a população em geral. Era clara e urgente a necessidade de compostos sintéticos e mais baratos. Duas alternativas, em especial, foram desenvolvidas; em 1886 a acetanilida e, em 1887, a fenacetina. Ambas tinham uma vantagem sobre os compostos naturais anteriores: possuiam não somente efeitos antipiréticos, mas também analgésicos. Em 1893 um outro composto foi desenvolvido. Notou-se que ele possuía uma ação analgésica e antipirética imediata.
Características físicas e químicas do paracetamol (2)(3)
O nome oficial do paracetamol é 4-acetamidofenol. Em algumas publicações, ele é descrito como sendo 4-hidroxiacetanilida ou N-acetil-p-aminofenol; é também conhecido, especialmente