Near Field Communication Artigo
Near Field communication ou comunicação por campo de aproximação é uma característica presente na maioria dos dispositivos móveis da atualidade. Trata-se de uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), sendo necessária apenas uma aproximação física. Essa troca de informações se estabelece por comunicações de rádio peer-to-peer, passando dados de um dispositivo para outro pelo toque ou aproximação dos mesmos.
A novidade teve origem no padrão RFID, ou identificação por radiofrequência, que é uma tecnologia que usa indução eletromagnética, a fim de transmitir informações. A NFC é uma tecnologia semelhante, mas se distanciou deste ao limitar o campo de atuação de frequências para uma distância de até 10 centímetros, objetivando tornar-se mais segura. Os padrões de tecnologia NFC são definidos por um grupo chamado NFC Fórum, um consórcio global criado em 2004 e composto de companhias de hardware, software, cartões de crédito e bancos, cuja principal função é promover e compartilhar o uso da tecnologia de NFC, educando o mercado para essa nova tendência, além de desenvolver e certificar a conformidade com as normas da NFC. Entre os principais membros do Fórum estão: Qualcomm, LG, Nokia, Huawei, HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint, Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express e Intel.
Como a NFC Funciona? A tecnologia NFC é um meio de envio de dados por ondas de rádio. Nesse sentido, é semelhante ao Wi-Fi ou Bluetooth, mas ao contrário dos mesmos, a NFC pode ser usado para induzir correntes elétricas dentro de componentes passivos, bem como apenas enviar dados. E é mais rápida do que o Bluetooth, em geral. No aparelho celular Samsung Bem a NFC e o Bluetooth estão interligados, o Samsung Beam usa NFC para emparelhar os dispositivos, e em seguida, Bluetooth para transferir dados. A NFC limita o campo de atuação de