nbr 12980
RECICLAGEM A FRIO “IN SITU” COM ESPUMA ASFALTO
1 - INTRODUÇÃO
Em tempos modernos, com o avanço da ciência ambiental, a ocorrência de rejeitos de processos produtivos tornou-se uma situação insustentável na engenharia. Em face de, torna-se necessário reavaliar estes processos em busca de uma minimização destes rejeitos.
A técnica de reciclar pavimentos vem de encontro com estas questões ambientais, reaproveitando os materiais do pavimento antigo, deteriorado, para a construção de um novo pavimento. Uma destas técnicas de reciclagem é a espuma de asfalto.
Em consonância com estes fatos, será desenvolvido como pesquisa para o projeto de conclusão de curso a análise da obra de Recuperação e Melhorias Operacionais da RJ-196, Trecho: BR - 101 - Entroncamento com a RJ 178 (2010), com 15,6 Km, o trecho estudado compreende da Est. 405+0,00 a Est. 590+0,00 (Ext. = 3700,00 m) onde se fez uso das referidas técnicas de reciclagem.
2 - TEMA (PROBLEMATIZAÇÃO)
RECLICAGEM A FRIO “IN SITU” COM ESPUMA DE ASFALTO. E uma técnica que visa fresar e recuperar o ligante asfáltico e suas propriedades iniciais “In Situ” que principalmente perderam a sua serventia por envelhecimento do pavimento.
As vantagens estão relacionadas também a conservação do greide da rodovia, assim evitando transtornos com alturas sob túneis passarelas e etc. Evitando as operações de carga, descarga e transporte (bota fora) e importação de materiais de jazidas (pedreira), dando uma enorme contribuição na preservação do meio ambiente.
3 – JUSTIFICATIVA
A opção deste tema se justifica pela atuação do aluno na Obra do Consórcio Construtora Gueiroz Galvão e Erco Engenharia (1999), na Avenida das Américas em um trecho situado entre as avenidas Airton Senna e Salvador Allende, e como Técnico de Estradas concursado do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro, na fiscalização da Obra na RJ-196 (2010) que é o Projeto de Pesquisa em estudo.
4 -