Nações e nacionalismo
Essa definição da ideia de que um grupo vivendo no mesmo território, sob o mesmo governo, e compartilhando dos mesmos interesses formem uma nação.
“a nação é comunidade de cidadãos de um Estado, vivendo sob o mesmo regime ou governo e tendo uma comunhão de interesses; a coletividade de habitantes de um território com tradições, aspirações e interesses comuns, subordinados a um poder central que se encarrega de manter a unidade do grupo (grifos meus); o povo de um estado excluindo o poder governamental”.
Página 28
Tendo como ponto de partida que governo não foi relacionado ao conceito de nação até 1884, podemos dizer que o primeiro significada da palavra nação indica “ origem e descendência” . Em alguns países o termo nação desenvolveu-se com o intuito de diferenciar grupos fechados, o termo nações passou então a ser utilizado como sinônimo para estrangeiros, comunidades estrangeiras . Era nítido que o sentido da palavra tenderia a relacionar o lugar / território de origem da pessoa. Porém outras correntes se formaram e a ideia de descendência e etnicidade foram ganhando força.
A discussão ganha força com várias correntes de diferentes partes do mundo defendo pontos de vistas, pois o estado seja lá qual fosse seu tamanho não apresentava homogeneidade étnica, linguística portanto esses fatores não poderiam ser determinantes para