Nazismo
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFESSORA: TATIANE
O Período Entreguerras
Esse período se caracteriza por grandes tensões políticas ocasionadas pós-primeira guerra mundial e o fortalecimento de movimentos nacionalistas, especialmente devido à crise econômica de 1929.
Crise de 1929
Devido à guerra, a economia dos países europeus ficou arrasada no início do século XX, os EUA pelo contrário, prosperaram economicamente devido às exportações de alimentos, produtos industrializados e armamentos para a Europa.
Na década de 1920 houve um clima de otimismo na economia em virtude dessa expansão econômica dos EUA, embora terminado o processo de reconstrução europeia, as empresas americanas continuaram crescendo, concedendo créditos e fabricando produtos em larga escala e em ritmo acelerado. Mas no final da década de 1920 essa economia começou a recuar, pois com o fim da guerra não foi mais possível movimentar a indústria bélica, os exageros na oferta de créditos ocasionaram o. endividamento da população, as mercadorias produzidas começaram a encalhar nas prateleiras e houve a falência de várias empresas. Muitas pessoas haviam comprado diversas ações de empresas e o medo da falência fez os investidores correrem à Bolsa de Valores de Nova York para venderem suas ações. No dia 24 de outubro de 1929, a chamada Quinta-Feira Negra, ocorreu a Quebra (crash) da Bolsa de Valores de Nova York, pois um grande número de ações foram colocadas a venda e não houveram compradores. O preço das ações das empresas despencaram, elas foram a falência e isso se transformou numa crise generalizada que influenciou o mundo interno.
Como assim? Devido a grande expansão econômica dos EUA no início desse período, ao comércio com a Europa, o dólar se transformou em uma moeda de negociação mundial, era a moeda mais forte nesse período pós-guerra e todos que negociavam com os americanos ou em dólar acabaram prejudicados, como o Brasil, que exportava café e sem compradores, levou