Nazismo
O Início do Nazismo
A Partir da primeira guerra Mundial, a Alemanha estava numa situação de crise económica, agravadas mais pelas indemnizações do tratado de Versalhes e pela ocupação da França e da Bélgica.
A economia da Alemanha só consegue estabilizar em Novembro de 1923, quando sua cotação atinge 4,6 biliões de marcos para US$ 1.
A hiperinflação tem efeito devastador sobre a economia, desorganizando a produção e o comércio. Em 1931, há 4 milhões de desempregados, quase 30 mil falências e a produção cai em todos os sectores.
No plano político, a situação também era grave, pois vários golpes de direita e esquerda se sucederam todos fracassados.
A crise económica mundial de 1929 permitiu a ascensão ao poder do líder do partido Nazista, Adolf Hitler.
Tomada de Poder pelos Nazis
O partido Nazi teve um crescimento muito rápido, tanto em número de militares como de eleitores.
Esse sucesso deveu-se, sobretudo:
. Ao apoio financeiro dos grandes industriais;
. Á intensa propaganda através dos jornais e da rádio;
. Á realização de comícios e de grandes manifestações de rua;
. Ás demonstrações de rua;
. Ás demonstrações de força das suas disciplinadas milícias armadas, as SA (Secções de Assalto) e as SS (Secções de Segurança), utilizadas contra os adversários do nazismo.
Nas eleições de 1932, o Partido Nazi tornou-se o partido mais votado e como tal o Presidente da República decidiu nomear Hitler Chanceler (cargo equivalente ao de primeiro-ministro) da Alemanha.
Hitler tomou imediatamente medidas antidemocráticas, tornou o Partido Nazi partido único e, a partir de 1934, passou a acumular os cargos de Presidente da República.
O Fim do Nazismo
O nazismo teve o seu fim com a tomada de Berlim. O exército vermelho dos soviéticos chegou até a capital alemão primeiro do que os outros aliados, ao que se sucedeu uma ocupação do território por parte dos vencedores. Com a Alemanha derrotada, restava agora provocar a