Balanceamento
Palavras-chaves: Balanceamento, distribuição de massa , desbalanceamento , vibrações
1.INTRODUÇÃO Balanceamento é o processo de tentar melhorar a distribuição de massa de um corpo, de modo que ele gire em torno de seu eixo sem que surjam forças centrífugas desbalanceadas. É claro que este objetivo só pode ser conseguido até certo grau: mesmo depois de balanceado, o rotor pode possuir um certo desbalanceamento residual. Estas recomendações estão de acordo com o desbalanceamento residual permissível.
Através do equipamento de medida disponível hoje, este desbalanceamento pode ser reduzido a limites bem baixos. Entretanto, pode não ser economicamente viável exagerar as exigências de qualidade. A medida ótima de tolerância em que o desbalanceamento deve ser reduzido, e o melhor compromisso técnico entre esta tolerância e os gastos envolvidos, só pode ser corretamente determinado em casos individuais através de inúmeras medidas, no laboratório ou em campo.
Não é prontamente possível se tirar conclusões sobre o desbalanceamento residual permissível a partir de quaisquer recomendações existentes sobre o estado vibracional do maquinário, desde que frequentemente não há nenhuma relação facilmente reconhecível entre o desbalanceamento do rotor e as vibrações da máquina em condições de operação. A amplitude das vibrações é influenciada por muitos fatores, como a massa vibratória da armadura da máquina e suas fundações, o mancal e a rigidez do suporte, a proximidade da velocidade de operação com as várias frequências ressonantes, etc. Além do mais, o efeito dos