Navegações francesas, holandesas
Os franceses fazem parte da história do Brasil desde o seu descobrimento. Mas, apesar do intenso comércio e das tentativas de colonizações, a maior influência foi no campo do pensamento e das artes, principalmente por conta dos portugueses, que trouxeram a cultura francesa para a colônia.
No campo do pensamento, a França também foi de grande inspiração para os pensadores de todo o mundo.
No Brasil, um dos maiores exemplos dessa influência foi a Inconfidência Mineira. Seguindo o exemplo do Iluminismo francês, os revoltosos tinham como meta transformar Minas Gerais em uma República. Já no século 20, a França foi muito importante como contraponto ao americanismo e continuou sendo muito forte no Brasil até os anos 1970.
No campo da educação, o modelo das universidades públicas brasileiras foi importado da França e até hoje é bem distante do modelo americano de ensino. O incentivo acabou ao mesmo tempo em que o governo da França parou de investir na difusão da sua cultura e perdeu seu lugar para a influência americana. a culpa foi da mudança política na França. "O General De Gaulle (que governou a França de 1958 a 1969) tinha uma visão imperialista de que a cultura francesa deveria estar presente em todos os países. Depois dele, houve uma espécie de pragmatismo e o investimento na divulgação da cultura é mínimo"
INGLESES
Os ingleses chegaram aos portos do Brasil a partir de 1808 e a presença deles no Recife existe até os dias atuais. Com eles, chegou também o desenvolvimento. Fábricas de ferro, telégrafo e o telegrama, bondes e trens que ligavam o Recife ao Interior do Estado. Eles trouxeram a denominação protestante anglicana e ainda alguns hábitos como o uso do tecido tropical inglês, casimira, gravatinha borboleta, sapatos com polainas, chapéus de palha e as bengalas.
O forró, que é um ritmo tão tradicional e regional também participou da influência dos ingleses na criação do seu nome. A denominação veio a partir da expressão “for all” que, na