Naura
Em 1969, Jean-Pierre Berjeaut e Antônio Luiz da Cunha Seabra, atual presidente da Natura, fundaram a Indústria e Comércio de Cosméticos G. Berjeaut Ltda., com o objetivo de vender produtos de cuidado pessoal que fossem produzidos com fórmulas naturais, de alta qualidade e a preços competitivos.
Em 1970, a empresa passou a ser nomeada Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda. Nesta mesma década, a Natura optou pela venda direta como a alternativa que viabilizaria o crescimento da empresa, apoiado na força das relações pessoais. Nascia a consultoria Natura, com vendas porta-a-porta, que garantia contato direto e personalizado com as suas clientes e que, anos depois, faria com que a Natura enfrentasse a supremacia da gigante norte-americana dos cosméticos no Brasil, a Avon.
Capitalizada por anos seguidos de prosperidade, a Natura começou a década de 90 com uma revolução corporativa. Foram recrutados veteranos de multinacionais para integrar a diretoria. Investiu-se pesadamente em programas de qualidade e tecnologia, que proporcionou uma taxa média de crescimento de 31% ao ano. O sistema de venda direta possui atualmente 250 mil consultoras, que vendem diretamente nos 4.500 municípios brasileiros - dentre elas 20 mil estão conectadas à rede e 5% do total das vendas da empresa são feitas pela Internet.
No final da década de 90, uma nova economia e um novo consumidor, que tende a unir estética a saúde numa busca mais equilibrada por beleza, promoveram mudanças significativas na Natura.
2. HISTÓRICO DA EMPRESA
Ao completar 35 anos em 2004, a Natura reafirma sua posição de liderança no setor de cosméticos e produtos de higiene e de perfumaria. Consolida-se, principalmente, como empresa comprometida com a qualidade das relações que estabelece com seus diferentes públicos - que congrega na chamada Comunidade Natura - e com a inovação e o aperfeiçoamento constante dos seus produtos e serviços, dentro de um