naum te
LICENCIATURA
Disciplina: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Nome: João Carlos da Silva
Tarefa: Ciclo dois.
RA: 1141000
Turma: DGEF1401CRTTA
Parecer do Tutor:
Nosso intuito, nesta atividade, é estimular sua reflexão sobre os objetivos propostos para a escola ao longo da Idade Moderna que, em seu final, se caracterizou pelo progresso técnico-científico, pelo uso da razão e pelo fortalecimento dos Estados.
Sendo assim, expliquem quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes estavam em oposição. Tenha como referência o protagonismo dos Estados na organização da educação formal e o que é necessário para efetivar a formação subjetiva do indivíduo.
A partir da modernidade a pedagogia ganhou estatuo de objeto de sabe cientifico. A educação moderna adaptava cada vez mais o papel de primeira importância na sociedade, que é, por assim dizer, a formação do cidadão.
Ela visava à formação do indivíduo formal e normativo e era fortemente marcada pelo aspecto social, em detrimento do aspecto individual e subjetivo.
Para funcionar como um organismo estatal, cada membro passava por uma devida instrução que é a educação. Em virtude disso, a pedagogia moderna altera profundamente os papéis dos principais promotores de educação.
Na modernidade revelou uma escola que promovia a emancipação do sujeito, para que se tornasse um indivíduo ativo e crítico. Assim a ideologia e a crítica caminhavam dialeticamente na sociedade moderna.
Na nova versão curricular, estudos políticos e religiosos e as disciplinas de matemática e ciências assumiriam o papel de protagonista, sobretudo após ano 1600. Na medida em que o Estado nacional, se tornou um fato, na formação pedagógica do homem moderno, entraram disciplinas como histórias e geografia com o propósito de torná-la consciente de suas raízes históricas de seu mapa nacional.
Por um lado, a pedagogia moderna tentava forma cidadãos compatível com o projeto político do Estado,