naty
Docentes: Amanda Rodrigues, Ailton Couto, Marcelo Mendes, Nicolly Cristo, Victoria Leão.
Discente: Carlos Donizete
Disciplina: Criações Alternativas (Ovinocultura)
Ano : 1°A
Raça de Ovinos: Suffolk
O Suffolk se originou do cruzamento de carneiros Southdown com ovelhas Norfolk Horned. Aparentemente, o produto deste cruzamento era melhor que qualquer um dos pais utilizados. Embora o Suffolk seja uma raça reconhecida desde 1810, o livro do rebanho, com os registros dos animais, só foi implantado mais tarde. Peso de 80 kg na ovelha e 100 kg no carneiro. Lã com comprimento médio de 8 cm e finura de 28 a 35 micros.
A lã é branca, cerrada, fina e brilhante. Sai de três das orelhas e cobre todo o corpo, deixando descoberta toda a cabeça e os membros, dos joelhos e garrões para baixo. Essas regiões são revestidas por um pelo sedoso, curto e fino, marrom muito escuro, quase preto. A pele é macia e rosada, às vezes escura. Os cascos são negros. Cabeça grande, mocha, larga na fronte, às vezes com tendência a ser grosseira e toda desprovida de lã.
Chanfro um tanto estreito, romano, especialmente nos carneiros. Olhos escuros, proeminentes e vivos. Orelhas um tanto longas e horizontais. Boca grande e lábios grossos. Pescoço forte, de comprimento médio e bem ligado às espáduas. Corpo largo, longo, profundo, liso, com musculatura geral desenvolvida e firme, mas sem apresentar a forma de bloco de outras raças. Peito proeminente, um pouco achatado. Tórax profundo e largo, com costelas moderadamente compridas, arqueadas e bem cobertas de carne. Espáduas largas, oblíquas, carnudas e espaçadas. Flancos cheios. Linha de cima boa, com dorso, lombo e garupa direitos e largos, bem carnudos, arredondados para os lados. Ventre longo e grande. Pernil comprido, muito bem musculado e firme.
Membros de comprimento médio, afastados, bem aprumados, com ossatura forte, mas não grosseira, musculados acima dos joelhos e garrões e sem lã abaixo, cobertos de pêlos