Naty Rh
Profº Eneida
Educação Corporativa
Eduardo Lyra
Filho único, Lyra nasceu numa favela de Guarulhos (SP). A mãe é diarista. O pai se viciou, um tio foi morto num bar, e um primo, assassinado por traficantes. Aos 3 anos, uma chuva levou tudo que havia dentro do barraco. Mas ele sempre sonhou alto.
Hoje, aos 25 anos, morador de Poá (SP), este jornalista e escritor já lançou dois livros, integra o Global Shapers, desdobramento do Fórum Econômico Mundial que seleciona jovens líderes com potencial de mudar o mundo, e fará palestra quarta no Rio no maior evento de empreendedorismo do planeta, o Global Entrepreneurship Congress. Na quinta, falará no colégio Jesuíta Brasil e se encontrará com editoras para discutir novos projetos. Entre seus mentores está o escritor Fernando Morais.
O primeiro livro de Eduardo surgiu inicialmente como trabalho final do curso de Jornalismo. “Passei os três primeiros anos de faculdade sem fazer nada de importante. Até que tive um encontro que mudou minha vida, com a repórter Eliane Brum. Ela me disse: ‘Edu, você pode ser o que você quiser. E jornalismo é a melhor profissão do mundo’. Resolvi fazer um trabalho que se chamou ‘Dialogando com lideranças’ Quis discutir aspectos políticos, culturais e religiosos do Brasil, ouvindo gente que presta e que não presta, para entender o que devia e o que não devia fazer.”
Entrevistou 23 nomes, como Oscar Niemeyer, Marina Silva, José Dirceu, Fernando Collor. Só não conseguiu falar com Lula. “Fiquei extremamente desapontado com os reiterados ‘não’ da assessoria, cada hora com uma alegação diferente, como doença, campanha da Dilma, campanha do Fernando Haddad.” Ele lançou até uma campanha pelo Facebook que fez barulho, a tal ponto que um assessor prometeu entrevista se parasse. Parou, mas Lula não falou.
Eduardo Lyra, jornalista, escritor, roteirista e empreendedor social. Faz a diferença na