Natureza humana
O ser humano é também caracterizado por aquilo a que dá prioridade a alguns valores em detrimento de outros, como por exemplo, para mim, a justiça é mais importante do que a abundância, e isso de certa forma, caracteriza-se psicologicamente.
Há valores religiosos, espirituais, vitais, úteis. Todos eles são valores que cabem a cada um de nós apresenta-los por ordem de importância para nós, isto é, hierarquicamente, cada sujeito constrói uma escola de valores mediante a qual pautará todas as suas acções.
Para todo o agir humano, há um conjunto de restrições que lhe impõem certas condições, nomeadamente condicionantes físico-biológicas (características genéticas que afectam as nossas escolhas como por exemplo, um portador de deficiência cardíaca não poderá ser atleta, por muito que o queira); psicológicas (respeitam as escolhas que se vai fazendo ao longo da vida, como decidir não estudar mais e essa decisão condicionará a escolha da futura profissão); condicionantes histórico-culturais (cada individuo cresce e vive partilhando com os outros determinados valores, hábitos e padrões de cultura de um tempo e um espaço concretos. A Educação dado pelo país e outros agentes de socialização condicionam o seu comportamento. Por exemplo, a maneira de vestir na Europa, é diferente da de África.)
Temos a liberdade de fazer e pensar aquilo que queremos. Se é o que queremos, define-nos.
Segundo o meu ponto de vista, reconhecer que existem