Natura
Uma vez que os bens são produzidos, eles precisam chegar até o consumidor final. A forma como isto é feito, deve ser eficiente nos custos e satisfazer as crescentes expectativas com relação ao serviço realizado e disponibilidade do produto oferecido.
A logística outbound é o envolvimento de atividades desenvolvidas por uma organização para atender seus clientes.
As atividades são divididas em:
- Ciclo do pedido
- Gestão de distribuição
- Embalagens
- Logística reversa
- Exportação
CICLO DO PEDIDO
O ciclo dentro da empresa inicia com a compra de materiais que são levados ate a fabrica para que seja feita a produção, disponibilizando assim o produto para que seja feito o pedido.
O ciclo do pedido ocorre diretamente com o cliente, passando as informações dos produtos disponíveis e a maneira como será prestado o serviço.
As atividades iniciam com o pedido e terminam com a entrega do produto, porem existe uma lealdade da empresa fornecedora, para com seu cliente, prestando serviços de manutenção ou outro suporte técnico.
Os elementos de serviço na transação entre fornecedor e clientes estão agrupados em:
- Pré – Transação
- Transação
- Pos – Transação
Existem alguns elementos básicos que devem ser controlados para regular o tempo do ciclo de pedido.
PREPARAÇÃO
É a atividade que informa ao cliente os produtos e serviços disponíveis, podem ser desenvolvidos por vendedores, através de sites, catálogos e folders, “talões de pedidos”, colocando produtos em um carrinho de supermercado, clientes decidindo que materiais ou serviços irão necessitar. Esta fase se encerra com a “formalização do pedido”.
TRANSMISSÃO
Esta é a fase onde o pedido é transmitido para a empresa, pode ser utilizado vários sistemas como: EDI, E-mail, fax, correios, pessoalmente, passar produtos em leitores óticos, ou com RFID.
ENTRADA DO PEDIDO
Momento em que o pedido é analisado em termos de estoque crédito, complemento de cadastro e confirmação da data de