natura
De aço, a edificação foi concebida sob ideais sustentáveis
A Casa Natura Santo André é a sétima casa da empresa de cosméticos: a primeira regida sob ideais sustentáveis e, por isso, construída em aço. Localizada na Avenida Portugal, em Santo André (SP), o empreendimento apresenta o conceito de integração entre os ambientes internos e externos. Conheça a seguir como é e como foi construído o showroom da Natura no ABC Paulista.
Sob medida
Com 250 metros quadrados, a casa foi projetada pelos escritórios Epigram//GROUP e Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz (FGMF). De acordo com o arquiteto Lourenço Gimenes, da FGMF, a casa foi feita sob medida: “o projeto é um espelho da marca, é uma casa em que os usuários vão querer estar”. Ao contrário das demais casas Natura, a unidade Santo André foi construída especialmente para receber a marca, e não apenas reformada.
Natureza + Tecnologia = Casa de aço
Milimétrico, rápido e sustentável. Assim se justifica o emprego do aço na Casa Natura Santo André. Para a construção foram utilizadas 15 toneladas do aço Usac 300, que possui resistência mecânica 20% maior do que os aços estruturais comuns. Tanto o fornecimento como a montagem das estruturas metálicas ficaram por conta da Usiminas.
A opção pelo aço tem tudo a ver com a combinação “tecnologia + natureza”, proposta pela marca. O resultado é uma casa com certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental) de Construção Sustentável. Além da minimização de resíduos construtivos proporcionados pela construção industrializada, o espaço apresenta alto desempenho em gestão energética, gestão da água e conforto higrotérmico (térmico, olfativo, sonoro, visual).
Outra preocupação considerada pelos arquitetos foi a relação da casa com o entorno. Cuidados com o controle da luminosidade e insolação foram levados em conta no projeto arquitetônico, mas o diferencial é o conceito de integração dos espaços: “é sutil o limite do que é dentro e do que é fora”,