Nataly trabalho do 8 periodo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Gestão Social 4
2.2 Pesquisa Social 6
2.3 Terceiro Setor 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática da profissão, seus avanços suas demandas atuais e a construção da identidade profissional, a partir do referencial da gestão social, da pesquisa social e do terceiro setor. O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza sua ação profissional no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada.
O Serviço Social é uma prática, um processo de atuação que se alimenta por uma teoria e volta à prática para transformá-la, um contínuo ir e vir iniciado na prática dos homens face aos desafios de sua realidade. Como objeto se trabalho o assistente social tem a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
De forma que, faz-se necessário conhecer as contradições da sociedade capitalista, da questão social e suas expressões que desafiam cotidianamente os assistentes sociais, pensarem as políticas sociais como resposta a situações indignas de vida da população pobre e com isso compreender a mediação que as políticas sociais representam no processo de trabalho do profissional, ao deparar-se com as demandas da população. Na procura em conhecer a realidade em que atua o profissional em Serviço Social, tem o compromisso na ética profissional e na qualidade dos serviços prestados.
2 DESENVOLVIMENTO
Iamamoto nos possibilita refletir a partir a partir desta colocação:
“O grande desafio na atualidade é, pois, transitar da bagagem teórica acumulada ao enraizamento da profissão na realidade, atribuindo, ao mesmo tempo, uma maior atenção às estratégias, táticas e técnicas