Natalino
Os gases são compostos moleculares, exceto os gases nobres, que são constituídos por átomos isolados.
A grande compressibilidade e a excessiva capacidade de expansão compreendem as fundamentais características físicas dos gases. Os gases não possuem volume fixo, e se misturam em qualquer proporção.
2. Quais as variáveis de estado de um gás?
VARIÁVEIS DE ESTADO DE UM GÁS
No estudo da cinemática, estudamos algumas grandezas que nos forneciam as características básicas do movimento de um corpo: espaço, velocidade, aceleração e tempo. As variáveis de estado de um gás nos contarão as características básicas de um certo gás. São três essas variáveis: Temperatura, pressão e volume
TEMPERATURA: já sabemos que temperatura mede o grau de agitação das moléculas de um certo corpo. É importante se notar que, em um gás, a temperatura está relacionada com a velocidade das partículas. Podemos perceber que quanto maior a temperatura do gás, maior será a velocidade de suas partículas.
Observação: A velocidade a que nos referimos no texto deve ser entendida como a média das velocidades das partículas do gás(V). Lembre-se que é possível que um grupo de partículas possua uma velocidade maior e que outro grupo possua velocidade menor que a média. Percebemos, portanto, que existe uma relação entre a temperatura do gás e a energia cinética média.
Das partículas. No estudo dos gases, temperatura tem que ser trabalhada em Kelvin.
PRESSÃO: devido ao movimento caótico das partículas de um gás, a todo instante teremos a colisão destas com as paredes internas do recipiente. A essas colisões podemos relacionar uma força de interação entre o gás e o recipiente, o que irá produzir uma certa pressão. Quando estudamos a hidrostática, vimos que pressão é a razão entre força aplicada e a área de aplicação. No caso de um gás, a pressão por ele exercida está relacionada com o número de choques entre as partículas e as paredes do recipiente.
VOLUME: os gases não