Natalino sucata
De toda a decoração de Natal, o que está chamando mais a atenção dos munícipes e todos que passam por Marmeleiro é o presépio feito com sucata, exposto no passeio do canteiro da Avenida Macali, em frente a Prefeitura. O presépio conta com todos os personagens: José, Maria, Menino Jesus, três magos, anjo e animais.
Nas peças que montam os personagens podem ser encontrados materiais velhos, como cadeira giratória, teclado, lona, liquidificador, bebedouro de água, tapete, telefone, banco de moto, quadro de bicicleta, gaiola de pássaros, assentos sanitários, furadeiras, paneleira, para-choque de veículo, paralama de caminhão, cadeira de vime, patins, latas, vassoura, mascara de solda, máquina de lavar, carrinho de mão, tudo montado apenas com arame.
O presépio de sucata é obra do artista marmeleirense Cladimir Dalazem, que juntou criatividade, trabalho, diversão e consciência ecológica. “A iniciativa partiu ao perceber o quanto as pessoas desperdiçam, há muito desperdício de material bom. A ideia foi aproveitar o espírito natalino para sensibilizar as pessoas em relação ao consumismo e o lixo gerado”, afirmou o artista.
Foram 3 meses de trabalho, para coletar e montar um presépio todo produzido com materiais descartados pela população. Cerca de 90% dos materiais utilizados foram coletados no lixo em frente às residências de Marmeleiro e de Renascença, que segundo Cladimir “algumas vezes gerou desconfiança de alguns moradores”.
O artista nominou o projeto como “Luxo do Lixo”, buscando através da expressão artística natalina impactar a população para um