Natalia
Atividadeaplicada.com
Conclusão
Luisa marilaq
Sensação, Percepção, Atenção, Linguagem, Pensamento e Emoção, dando-se particular atenção à Percepção, por ser mediante ela que o indivíduo toma contato com o que o cerca, no caso do administrador em especial o cliente. Normas não escritas, políticas dissimuladas, orientações confusas, gerentes paradoxais, estratégias inexistentes ou mal definidas, decisões a passos de tartaruga etc. Compõem o Labirinto Organizacional em que modernos Teseus procuram desvendar suas responsabilidades, atribuições e oportunidades.
Nessa convivência, utilizam essas funções mentais. Compreendê-las proporciona ao Administrador, melhores condições para gerenciar e auxiliar pessoas – profissionais e clientes – a encontra o fio de Ariadne que as conduza através dos meandros organizacionais. Segundo Braghirolli et al., “as informações relativas aos fenômenos do meio externo e ao estado do organismo são processadas em dois níveis: Os níveis da Sensação e da Percepção.
Sensação é a operação que possibilita ao cérebro informações relativas a fenômenos do mundo exterior, ou ao estado do organismo. Sem ela, nenhuma atividade física ou mental seria possível. Kaplan e Sadok definem Percepção como um “processo de transferência de estimulação física em informação psicologia; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência”(53:237). A Percepção, portanto, inclui a sensação, permite o sentido de completude e continuidade: objetos e formas constituem imagens inteiras, construídas a partir de estímulos fragmentários, recolhidos pelos órgãos dos sentidos.
A Sensação se divide em três tipos:
a) Interoceptivas:
As mais elementares permitem ao cérebro tomar conhecimento do que acontece nos órgãos internos. Em geral, menos precisas e conscientes, nem sempre possibilitam identificar o que de fato ocorre. Sensações interoceptivas não conscientes podem manifestar-se muito cedo e