natalia
O sistema nervoso é formado por tecido nervoso, o qual apresenta neurônios (células nervosas) e células da glia como os seus principais componentes. O neurônio é uma célula especializada em receber e conduzir impulsos para as demais células.
A estrutura básica de um neurônio é corpo celular ou pericário, dendritos e axônio. O corpo celular é a região do neurônio onde está localizado o núcleo e algumas organelas. Do corpo celular partem os dendritos e axônio, dois prolongamentos celulares. Os dendritos recebem os estímulos, enquanto os axônios conduzem os impulsos nervosos para outras células.
Os axônios são envoltos, em sua maioria, por células denominadas oligodendrócitos ou células de Schwann. Esses envoltórios constituem a chamada bainha de mielina. A bainha de mielina não é ininterrupta, sendo assim, há regiões onde a membrana do axônio fica exposta. Essas regiões são denominadas nódulos de Ranvier. Os axônios juntamente com seus envoltórios são denominados fibras nervosas.
O neurônio se comunica com outro ou com outro tipo celular através das sinapses. As sinapses são regiões onde a membrana da extremidade de um axônio está próxima à membrana de uma célula vizinha. É importante destacar que há um pequeno espaço entre essas células e este espaço recebe o nome de fenda sináptica.
Por Vanessa Sardinha dos Santos Todos os estímulos do nosso ambiente causam, nos seres humanos, sensações como dor e calor. Todos os sentimentos, pensamentos, programação de respostas emocionais e motoras, causas de distúrbios mentais, e qualquer outra ação ou sensação do ser humano, não podem ser entendidas sem o conhecimento do processo de comunicação entre os neurônios.
Os neurônios são células especializadas, que junto com as células gliais formam o sistema