Natalia P3
O período conhecido como Barroco, ou Seiscentismo, é constituído pelas primeiras manifestações literárias, brasileiras ocorridas no Brasil Colônia, embora diretamente influenciadas pelo barroco europeu, isto é, vindo das Metrópoles. O barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos de 1600 e iniciou dos anos de 1700. Além da literatura, estende-se a música, pintura, escultura e arquitetura.
Além disso os dois principais autores - padre Antônio Vieira e Gregorio de Matos tiveram suas vidas divididas entre Portugal e Brasil por isso não separamos manifestações barrocas do Brasil e de Portugal.
Em Portugal, o barroco se iniciou em 1580 com a unificação da península ibérica. Já no Brasil teve inicio em 1601 com a publicação do poema épico prosopopeia de bento Teixeira, que introduz definitivamente o modelo de poesia camoniana em nossa literatura. O final do barroco no Brasil foi em 1768, com a fundação da arcádia ultramarina e com a publicação do livro obras, de Claudio Manuel da costa.
Contexto histórico:
Se no século XXl os primeiros 25 anos constitui o período aureo de Portugal, não é menos verdade dizer que os últimos 25 anos foram considerados o período mais negro de sua história.
O comercio e a expansão do império ultramino levaram Portugal a conhecer uma grandeza aparente. Ao mesmo tempo que Lisboa se tornava a capital da pimenta a agricultura lusa era abandonada. Por outro lado as colônias principalmente no Brasil não deram riquezas imediatas a Portugal, observando o declínio da economia portuguesa. Portugal vive uma crise dinastíca em 1578 levando adiante o sonho maluco de transformar Portugal novamente num grande império. D, Sebastião saiu em alcácer - Quibir (África) onde desapareceu dois anos depois. Tudo ficou assim ate 1640, quando houve a recuperação de sua autonomia. A unificação da península veio favorecer a luta pela campanha de Jesus em nome da contra - reforma, o ensino torna-se um monopólio dos Jesuítas, e a