NASCIMENTO E CONCEITO DE CI NCIA POL TICA
Surgimento e desenvolvimento da Ciência Política, enquanto um campo de prática social em que os indivíduos se colocam e são reconhecidos como capazes de transformar a realidade, portanto, livre de concepções teocráticas e teo-deterministas, surge na Grécia Antiga. Neste momento, surge também a Política enquanto disciplina que investiga a Política como campo de prática social.
CONCEITUANDO POLÍTICA
O termo Política deriva do adjetivo grego Pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil e público. Na sua origem o termo Política assume uma significação mais comum de arte ou ciência do governo, com intenções descritivas e/ou normativas. No âmbito deste significado, o termo Política é, também, utilizado para designar obras dedicadas ao estudo da esfera de atividade humana que se refere às coisas do Estado. Em certa medida é uma influência da obra Política de Aristóteles, o primeiro grande marco na abordagem da natureza, funções e divisão do Estado. Com Marx o termo Política incorpora o sentido de conflito ou luta de classes. Já Maquiavel, embora renascentista, supera o renascimento em diversos aspectos Pensa na política a partir da observação e experiência real no seu tempo, cidade não se configura como um todo homogêneo e harmonioso instaurado pela vontade de Deus, pela ordem natural ou pela razão.
Com Michel Foucault o termo Política ultrapassa o que se refere ao Estado e as classes sociais. Incorpora à política as relações sociais no plano das microestruturas sociais, reproduzidas no cotidiano e que se materializam em uma rede infinita de poder.
Para Homer Simpson, a política é um ótimo meio para ganhar dinheiro e ainda poder culpa os outros.
UM POUCO SOBRE A POLITICA AO REDOR DO MUNDO
Principados e Repúblicas
Para Maquiavel os Estados podem ser principados (monarquias) ou repúblicas, sendo três tipos de principados.
Os Principados eclesiásticos são aqueles