Nascidos vivos mt
Os dados referentes aos nascidos vivos no Estado de Mato Grosso nos informam entre outros fatores, as relações existentes entre a idade da mãe, suas condições socioeconômicas e acesso ao pré-natal. Apresentamos os seguintes resultados e análises:
Gráfico Ana Maria
.
.
.
.
A população de recém-nascidos em Mato Grosso, no ano de 2009 foi de 48.477, sendo 25.012 do sexo masculino, 23.463 do sexo feminino e 2 ignorados. Podemos perceber uma pequena diferença de nascimentos, pendendo mais para o sexo masculino.
Gráfico Ana Maria
.
.
.
.
Os nascidos vivos relacionados à raça/cor da pele são de maioria parda e branca. Nascem mais pessoas consideradas pardas. A justificação encontrada é a miscigenação do povo mato-grossense, uma mistura entre as etnias índigenas, branca e negra.
Gráfico Ana Maria
.
.
.
.
O recém-nascido classificado com baixo peso é aquele que em sua pesagem teve total igual ou abaixo de 2500 gramas. O baixo peso ao nascer é um indicador de saúde altamente associado às condições socioeconômicas de um país.
A atenção da gestante ao pré-natal e ao parto bem acompanhado, ligados à idade dessa gestante são fatores condicionantes para o baixo peso em recém-nascidos. Grande parte das adolescentes no Estado de Mato Grosso e no Brasil em geral geram recém-nascidos que apresentam baixo peso.
Os dados do gráfico nos mostram uma pequena diferença, apontando para uma maior ocorrência de baixo peso entre os recém-nascidos do sexo feminino. Os nascimentos registrados com menos de 2500g são 3453, sendo 1562 do sexo masculino e 1891 do sexo feminino.
As regionais de saúde em Mato Grosso apresentaram em geral uma boa cobertura na pesagem dos recém-nascidos, com um percentual superior a 85%. Os municípios com as maiores