Narração, descrição e dissertação
(narração, descrição e dissertação)
Daniel Coelho Miguel
Prof. Valmir Effting
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (LED0129) – Prática do Módulo IV
16/04/12
RESUMO
Com a preocupação das dificuldades de produção e interpretação textual dos alunos , o presente trabalho visa ressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais. O ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem, por este motivo, se faz necessário o trabalho com textos que fazem parte do cotidiano dos alunos. O trabalho com os gêneros textuais deve propiciar aos alunos a participação na construção de sentido do texto efetivando, desta maneira, a aquisição da aprendizagem. Ao organizar o ensino de Língua Portuguesa o professor deve preocupar-se em ensinar os alunos a dominar um gênero textual de forma gradual e didática.
Palavras-chave: Narração; Descrição; Dissertação.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa ressaltar a importância do ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais na sala de aula. A preocupação em classificar textos começou na Grécia Antiga com Aristóteles. Porém, somente no século XX, os gêneros textuais ganharam importância.
Os gêneros textuais são meios utilizados para a efetivação da comunicação verbal e seu trabalho deve propiciar a participação do indivíduo na construção de sentido do texto.
O ensino de Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem e é por isso que as escolas devem trabalhar com textos que fazem parte da realidade do cotidiano dos educandos. É de suma importância a escola trabalhar com estratégias de produção de gêneros que circulem na comunidade discursiva, preparando assim o aluno para atuar efetivamente na realidade em que vive.
2 NARRAÇÃO A