Narração, descrição e dissertação
Comunicação Empresarial
Introdução
Tudo que se escreve recebe o nome de genérico de redação. O presente trabalho é sobre os três tipos de redação: a narração na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em um determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. A descrição na qual se apontam as características que compõe certo objeto, pessoa, animal ou paisagem. E a dissertação na qual expomos ideias gerais, seguidas da apresentação de argumentos que as comprovem. O objetivo é relatar o significado de cada redação, e a diferença entre elas.
Narração
É originária do latim, e significa conhecer, transmitir informações. É um relato centrado num fato ou acontecimento, onde há um ou mais personagens atuando e um narrador que relata a ação.
A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: Narrador: é a entidade que conta uma história. Enredo: podemos dizer que é o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos. Personagens: é qualquer ser vivo de uma história ou obra. Espaço: é o meio físico dos acontecimentos. Tempo: é o tempo em que a ação acontece.
Uma narrativa pode ser:
Romance: aborda uma situação fictícia onde existem elementos da vida de uma ou várias personagens. Neste caso o enredo é formado por vários conflitos, sendo que um é o principal e os outros são secundários.
Novela: onde é possível acompanhar o desenvolvimento do enredo em uma sequência temporal bem definida, onde estão presentes várias personagens, como no romance. A novela é feita com o objetivo de divertir e cativar com a sucessão de acontecimentos que muitas vezes está ligada com temas da vida de cada dia.
Conto: é o caso de uma narrativa mais curta, compacta e com