NARCISOS DO SÉCULO XXI
Prezados alunos, este exercício é um material de apoio, como outros que disponibilizarei no blog.
Deixarei uma cópia do material extra no blog para que imprimam, façam download em seus computadores ou copiem o conteúdo do material no caderno. Enfim, escolham a melhor forma de acesso ao material. Também deixarei uma versão deste arquivo na biblioteca, para que, se desejarem, possam fazer uma cópia (xerox) do texto. Vocês podem, ainda, pegar o texto emprestado comigo e copiarem em seus cadernos. Peço a compreensão de todos para que entendam que quero o melhor para vocês e que, para isso, precisarei complementar o conteúdo do livro com textos paradidáticos. Dou essas várias opções de acesso ao material, para que ninguém fique prejudicado e todos possam acompanhar as aulas. Lembro a vocês que só temos um tempo de aula por semana, portanto, precisamos aproveitar esse espaço para aprofundarmos os conteúdos trabalhados em sala. Se preferirem, anotem o gabarito apenas e levem-no para aula, para que eu possa acompanhar o andamento de vocês nas atividades e façamos, juntos, a correção dos exercícios.
p.s: Aquele material extra que não estiver no blog, pois é de difícil digitalização, estará comigo em aula para que copiem ou “façam xerox”.
Bons Estudos!
Exercício- Livro: Texto & Interação. São Paulo: Atual, 2009. (Autores: CEREJA & MAGALHÃES) pág. 345-346
A cultura da amizade
A amizade tem sido eleita por pensadores e artistas de diversos tempos como uma das coisas mais importantes da vida. Há quem lhe atribua importância maior que o amor.
Em nosso mundo contemporâneo não faltam produções escritas ou audiovisuais que coloquem a amizade no mais alto patamar. Porém, tanto nas produções de tempos passados como nas de tempos atuais, a amizade é tratada como um ideal, no sentido de que é algo difícil de ser obtido.
Na Antiguidade Clássica, Cícero já apontava a existência daqueles que suprimem a amizade de suas vidas ao comentar que os que