engenharia civil aplicada
Antonio Francisco Savi (EESC-USP) savi@sc.usp.br
Eduardo Vila Gonçalves Filho (EESC-USP) evila@sc.usp.br
Erika Monteiro de Souza e Savi (EESC-USP) erika.savi@gmail.com
As organizações de hoje cada vez mais enfrentam um ambiente dinâmico, convivendo com altas taxas de inovação tecnológica e um elevado nível de competitividade e conseqüentemente desafios tentando manter um ambiente sustentável. Para enfrentar estes desafios, é necessário que se mantenham em permanente melhoria, operando dinamicamente conforme a evolução tecnológica no seu ramo de atividade sem afetar o meio ambiente.
Grande parte dessa tecnologia advém das varias áreas de engenharia com as mais variadas técnicas e abordagens para manter o desenvolvimento sustentável. No tocante a metodologia o tipo de pesquisa é qualitativa e quanto ao propósito é pesquisa-ação. Este trabalho descreve qual e como as engenharias podem ajudar nesse ínterim, demonstrando alguns trabalhos e sistemas de sucesso para o desenvolvimento sustentável em várias áreas.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável
1. Introdução
As organizações de hoje cada vez mais enfrentam um ambiente dinâmico, convivendo com altas taxas de inovação tecnológica e um elevado nível de competitividade. Para enfrentar estes desafios, é necessário que se mantenham em permanente melhoria, operando dinamicamente conforme a evolução tecnológica no seu ramo de atividade. Este crescimento, muitas vezes desordenado gera alguns problemas. Pode-se citar, como sendo um dos principais, o ambiental.
O setor industrial é um dos maiores responsáveis pela degradação ambiental, tendo em vista o fato dos processos produtivos lançarem no meio ambiente grande quantidade de resíduos na maioria das vezes sem tratamento adequado.
Um estudo do McKinsey Global Institute cita que uma importante fonte de vantagem competitiva para muitas organizações no mundo