linguagem aplicada na engenharia civil
A Linguagem está presente em toda nossa vida, e é por meio dela que interagimos com o mundo e nos tornamos seres sociáveis dentro do meio social no qual estamos inseridos. Atendo-se a considerar o aspecto relativo à concepção de linguagem, propõe, basicamente, três modos de concebê-la: como expressão do pensamento, como instrumento de comunicação e como forma de interação.
Um curso de engenharia exige uma boa base de formação matemática. Não só pelo apoio direto da matemática a outras disciplinas, como pelos métodos utilizados no seu estudo, nomeadamente, o recurso à abstração e o rigor da argumentação.
A Álgebra Linear desempenha um papel importante na matemática e suas aplicações. A resolução de sistemas de equações lineares é um exemplo concreto da aplicação dos seus métodos. No domínio da Engenharia recorre-se a modelos matemáticos onde se supõe que a relação entre as variáveis é linear, uma vez que a descrição e análise dos mesmos ficam muito mais simples. Sendo a geometria fundamental na aprendizagem da matemática, a geometria analítica também contribui para a compreensão de conceitos e técnicas da álgebra vectorial bastante importantes num curso de engenharia civil.
É muito comum nos profissionais da área de exatas grande empenho no desenvolvimento do raciocínio e da lógica, porém mínimo interesse nos ditames da comunicação. Esquecem-se das relações profissionais entre comandantes –comandados, fornecedores-clientes, entre outras; onde serão discutidos interesses mútuos. Não podemos esquecer também que estamos, infelizmente, inseridos em uma sociedade com disparidades sócias e econômicas, onde grande parcela da população não teve ou não pode ter, em detrimento de sua sobrevivência ou pelo reflexo do contexto social, acesso à cultura de forma alguma. Ora, se cada grupo social se comunica de maneira diversa, conseqüentemente o profissional de engenharia, assim como de outras áreas, deverão estar aptos a