APS Informática na Engenharia
Ana Paula Pastorello
Francine Dutra Righez
Ramom Rodriguez
INFORMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL
Professor Supervisor: Rafaela Andreola
Caxias do Sul
2013
1 PROPOSTA
Nesta seção definem-se o tema, problema e os objetivos do projeto, bem como as razões pelo qual se julga necessário a execução do mesmo e os resultados a serem alcançados, e os impactos esperados.
1.1 Tema
A engenharia civil é a área em que os conhecimentos científicos e técnicos, e a experiência prática são aplicados para exploração dos recursos naturais, para o projeto, construção, exploração e operação de objetos úteis para a humanidade, segundo Franco (2013).
“A construção civil é por natureza uma atividade que envolve muitos custos, onde facilmente, as médias e grandes construções alcançam um orçamento na casa dos milhões ou bilhões de reais.” (AZEVEDO, 2011). Por isso, o engenheiro civil deve fazer a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local, e a definição dos tipos de fundação, o que possibilitará o desenvolvimento do projeto que deverá conter as especificações das redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento, deve também supervisionar prazos, custos e padrões de qualidade de segurança.
Acredita-se que um trabalho de orçamento bem feito seja suficiente para garantir a previsão de custo de uma obra, fato que não é totalmente verdade, uma vez que o trabalho de orçamentação em si é apenas uma antevisão do custo da obra. Até os engenheiros menos experientes sabem que "custo orçado" é diferente de "custo executado". Situações não previstas no orçamento como, por exemplo, inflação, desperdícios, desvios, queda de produtividade, etc, podem ocorrer no andamento da obra, ocasionando diferenças significativas entre o custo orçado e o custo executado.
Em vista disso, o presente trabalho relata a execução de um algoritmo, em linguagem de programação C, para