proporção áurea
A proporção áurea ou número áureo é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.
É um número que há muito tempo é empregado na arte, também é conhecido como secção áurea, é freqüentemente visto em pinturas renascentistas e pode ser encontrado também na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), nos seres humanos, na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento. O número áureo é o resultado da enésimo termo da
Série de Fibonacci pelo termo anterior, por exemplo:
Representação da seqüência de Fibonacci na
Molle Antonelliana em Turim, Itália.
O retângulo áureo
Diz-se que o ponto E divide o segmento AD em média e extrema razão, se a razão entre o maior e o menor dos segmentos é igual a razão entre o todo e o maior dos segmentos. Ou seja: , o que resultará no número áureo A espiral áurea
O homem vitruviano de Leonardo da Vinci e suas proporções áureas.
A Monalisa de Leonardo da Vinci e o Paternon, nos dois nota-se facilmente a presença dos retângulos áureos. O mais antigo relato da proporção humana foi encontrado em uma câmara mortuária nas pirâmides de Mênfis ( aprox. 3 mil anos a.C.) e desde então cientistas e artistas tentam desvendar as relações proporcionais do corpo humano.
•
A letra correspondente ao H no alfabeto egípcio é uma espiral áurea. Além das letras P e SH que são retângulos áureos!
•
O escaravelho, importante símbolo para os egípcios que pode ser redesenhado inscrito em um retângulo áureo, assim como o Olho de Rá.