Engenharia Civil Aplicada Projetos
INTRODUÇÃO 3
1. QUALIDADES DESEJÁVEIS 4
2. PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 5
3. BASES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 6
4. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 10
5. PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO 10
6. MERCADO DE TRABALHO E PERSPECTIVAS 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará as atribuições de um engenheiro civil com atuação no mercado de trabalho aplicada a área de projetos, com o objetivo de explicar os encargos do profissional, seu processo de aprendizagem e formação, e sua valorização no mercado de trabalho.
1. QUALIDADES DESEJÁVEIS
O Engenheiro Civil, de modo geral, é o profissional que atua na concepção e elaboração de projetos e planejamento dos diversos tipos de obras, seja elas portuárias, estradas, aeroportos, sistema de água e esgoto, edificações, entre outras. Além disso, ele analisa a viabilidade técnica e econômica do empreendimento visando o bem-estar, a proteção ambiental e o desenvolvimento da sociedade através de sua atuação científica, tecnológica e administrativa.
Responsáveis pela concepção, dimensionamento, detalhamento e segurança das estruturas, sejam de edificações ou de obras de arte, os projetistas são mais do que meros calculistas. Desses profissionais depende o desenvolvimento de soluções que são cada vez mais estratégicas para racionalizar o processo executivo das obras e reduzir custos. Como, por exemplo, a redução do tempo de cura de concreto trabalhando em conjunto com o engenheiro de planejamento e demais engenheiros sem impactar no custo ou no faturamento da empresa.
"O nosso desafio diário é aplicar, com responsabilidade, todo o conhecimento adquirido em prol de uma estrutura segura, de execução e custos compatíveis, sem perder de vista os aspectos éticos e de sustentabilidade", afirma o projetista estrutural Valdir Silva da Cruz, diretor da Socalculo.
Assim como em outros âmbitos que o engenheiro civil pode seguir, na área voltada para projetos é necessário dominar algumas técnicas, nesse