nara
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – CSS 052
Autores:
Angelina Marcelo dos Santos
Ellen Jéssica Cipriano
Júlio César das Chagas
Laynara Nathane Silva Almeida
Paula Fahd Carlos
Fortaleza–CE
2014
RELATÓRIO
Esse trabalho tem como objetivo fazer a articulação dos conhecimentos teóricos estudados na academia com a prática profissional, através das experiências cotidianas no ambiente de estágio, possibilitando assim perceber a prática profissional de forma mais simples. Também iremos conhecer as instituições as quais estão inseridos os componentes da equipe, assim como os parâmetros da atuação do (a) assistente social na política a qual estão inseridos, objetivando conhecer o funcionamento das instituições, seu papel diante da população, missão, objetivos, programas, resultados e a inserção do Serviço Social.
Iremos iniciar com o Centro de Referência de Assistência Social– CRAS, situado à Rua Coronel João Correia, 2023, Bom Jardim,Fortaleza – CE.
Sendo um órgão de natureza pública, tendo como missão atender de forma integral as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social por meio de serviços e programas socio-assistenciais de proteção social básica, com vistas ao empoderamento, autonomia e qualidade de vida. Em relação aos objetivos o CRAS tem como objetivo, a proteção social da assistência social, se territorializar e se aproximar da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. Previne situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades.
Este equipamento trabalha diretamente com a Política Nacional da Assistência Social (PNAS), que é uma política que junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades sócios territoriais, visando seu