Napoleão bonaparte
O gênio militar, Imperador dos franceses e um dos mais poderosos líder político que o mundo já vira nasceu em Córsega, em 15 de agosto de 1769, no ano em que a França adquirir soberania sobre a ilha. Foi o segundo de oito filhos do advogado Carlo Maria Bonaparte e de Maria Letícia Ramolino, uma família descendente da pequena nobreza da Itália, que chegou à Córsega vinda da Ligúria ainda no século XVI. Foi batizado com o nome Napoleone di Buonaparte, em 21 de julho de 1771 na Catedral de Ajaccio; e depois mudou seu nome para Napoléon Bonaparte. Carlo Maria Bonaparte, pai de Napoleão, foi nomeado representante da Córsega na corte de Luís XVI de França em 1777.
Seu passado de relativa nobreza e suas conexões familiares permitiram que ele tivesse boas oportunidades de educação, acima da média da época para a região. Napoleão estava matriculado em uma escola religiosa em Autun, para aprender francês. Com nove anos Napoleão deixou sua terra de origem e foi mandado para a França, onde estudou na academia militar de Brienne, Falava com um sotaque córsego e nunca aprendeu a soletrar corretamente.
Foi provocado por outros estudantes por causa de seu sotaque e começou a se dedicar à prática da leitura. Ele era notavelmente dedicado em matemática, e também muito familiarizado a história e geografiae, também estudou na academia militar de Paris e saiu como oficial de artilharia, ainda que sempre tenha se interessado, a princípio, em uma formação naval.
Quando eclodiu a revolução francesa, o jovem de uniu-se aos jacobinos e serviu como tenente da recem-criada guarda nacional. Em julho de 1792, Napoleão publicou um panfleto pró-republicano, Le Souper de Beaucaire, o que fez com que ele ganhasse a admiração e o apoio de Augustin Robespierre, irmãos mais novo do líder revolucionário Maximilien Robespierre. Com a ajuda do companheiro corso Antoine Christophe Saliceti, Bonaparte foi nomeado comandante da artilharia das forças republicanas no cerco de Toulon. A