Quem foi Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte nasceu em 15 de agosto de 1769, na cidade de Ajaccio, Coórsega, ilha francesa do mediterrâneo, é filho de Carlo Maria Bonaparte e Maria Letícia Ramolino. Vem de uma família da pequena nobreza rural da Itália. Estudou na academia militar de Brienne e também na de Paris, saindo aos 19 anos, como oficial de artilharia. Aderiu à Revolução francesa, defendeu os jacobinos, serviu como tenente da recém-criada guarda nacional. Foi um dos principais estrategistas do novo sistema de guerra de massa. Fez uma carreira meteórica e se destacou pela originalidade nas campanhas militares. Em 1792 foi nomeado comandante da artilharia das forças republicanas no cerco de Toulon e logo depois promovido general-de-brigada, o mais jovem general do Exército francês. Após a queda de Robespierre, foi acusado de ser jacobino, o que não durou muito tempo por que depois foi encarregado de reprimir os rebeldes monarquistas.
Napoleão casou-se com Josefina, viúva do general Beauharnais, morto na guilhotina.
Em 1799 liderou um golpe de Estado, conhecido como golpe dos 18 de Brumário, e instalou o consulado, onde era o primeiro cônsul. Cinco anos depois houve um plebiscito que aprovou o estabelecimento do Império.
Divorciou-se de Josefina e casou com Maria Luiza de Habsburgo, filha do imperador austríaco. Durante o governo de Napoleão foram firmadas as conquistas sociais da revolução francesa, por outro lado as liberdades individuais foram reprimidas. Fundou o banco da frança e junto com ele a nova moeda, o franco. a agricultura foi melhorada, obras públicas geraram o crescimento econômico. Assim conseguiu um governo forte e centralizado. Neste período, Napoleão realizou uma série de batalhas para a conquista de novos territórios para a França. O exército francês aumentou o número de armas e de combatentes, e tornou-se o mais poderoso de toda a Europa. Ele pretendia transformar a França em uma potencia