biologia celular
PRÁTICA 04 – TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO GÊNICA
A genética molecular procura explicar como a informação hereditária se organiza e se manifesta nos organismos vivos. Hoje sabemos que os genes são feitos de DNA e que a sua expressão fenotípica ocorre na forma de moléculas de RNA, bem como de peptídeos. Assim, quando nos referimos ao gene A, B, ou C, normalmente queremos dizer que esses segmentos codificam um peptídeo A, B ou C que irá exercer alguma função dentro da célula ou no organismo. Por outro lado, quando falamos em alelo A¹, A² ou a, isto significa que o gene A é capaz de – por meio de seus diferentes alelos – codificar um mesmo peptídeo com pequenas diferenças em sua composição de aminoácidos. Essas diferenças podem resultar em alterações no funcionamento ou na expressão desses peptídeos, o que pode acabar modificando o fenótipo dos indivíduos. Sendo assim, esse capítulo tem por função mostrar como o DNA cumpre a sua função de guardar e transferir a informação genética entre as células-filhas e ao longo das gerações, bem como a maneira que essa informação é transformada em ação (o fenótipo) dentro e fora das células.
Exercícios
1. A figura abaixo mostra um mesmo trecho de DNA, só que em cada uma das situações o sítio de início e de término da transcrição se encontram em posições distintas:
2. Considerando os diferentes códons dos mRNA dados a seguir, indique como seria a sequência da molécula de DNA que lhe deu origem, quais seriam os respectivos anticódon do tRNA que se ligariam a esses códons, bem como o aminoácido a ser incorporado no peptídeo: Molécula
3’-
-5’
de DNA
5’-
-3’
Códon (mRNA)
5’-
AUG
UUA
CUG
CAC
GGA
UGA
-3’
Anticódon (tRNA)
3´-
-5´
Aminoácido
N-
-C
3. Considerando o fato de que o código genético não é superposto (com