Nao tem
Iniciar do género : Gil Vicente ( data de nascimento- data de morte) deves salientar que não há documentos que comprovem a estas datas (caso encontrares na nova pesquisa não salientas)
Colocas as obras deles todas com as respectivas datas, deves salientar as que tiveram mais impacto.
Beijos e BOM TRABALHO
Pouco se sabe soube a vida de Gil Vicente, autor do Auto da barca do inferno. Ele teria nascido por volta de 1475, em Guimarães ou em outro lugar da região da beira.
Casado 2 vezes, teve 5 filhos, incluindo Paula e Luís Vicente, que organizou a 1ª compilação das suas obras. No inicio do Séc. XVI, a referência a um Gil Vicente na corte, participando dos torneios poéticos. Em documentos da época, aparece outro Gil Vicente, ourives, a quem e atribuída a custódia de Belém (1506), recipiente para de hóstias feitas com mais de 500 peças de ouro. Há ainda ais um Gil vicente que foi “mestre da balança” da casa da moeda. Alguns autores defendem, sem provas, que os três seriam a mesma pessoa, embora a identificação do dramaturgo com ourives seja mais viável dada a abundância de termos técnicos de ourivesaria nos seus autos
Ao longo de mais de 3 décadas, Gil Vicente foi um dos principais animadores dos ser\oes da corte, escrevendo, encenando e ate representando amis de 40 autos. O 1º deles, o “Monólogo do vaqueiro” (ou “auto da visitação”), data de 1502 e foi escrito e representado pelo próprio Gil Vicente na câmara da rainha para comemorar o nascimento de Dom. João, futuro Rei Dom. João III. O último, “floresta de enganos”, foi escrita em 1536 ano que se presume que seja o da sua morte.
O “ Auto da Sibila Cassandra”, escrito 1513, introduz os deuses pagãos na trama e por isso é considerado por alguns como marco inicial do renascimento em Portugal.
Alguns dos autores foram impressos sobre a forma de folhetos e a 1ª ediç\ao do conjunto das obras foi feita em 1562, organizada por Luís Vicente. Dessa 1ª compilação