nao sei
Em menos de um ano, o Programa Mais Médicos já impacta na assistência à população dos municípios de Mato Grosso do Sul. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em municípios que participam do programa aponta crescimento de 20,6% no número de consultas realizadas nas unidades básicas de saúde. Em janeiro de 2014, foram contabilizadas 103.222 consultas no estado contra 85.589 no mesmo período do ano anterior, quando à população ainda não contava com o reforço dos profissionais do Mais Médicos.
Por meio do Programa, o estado de Mato Grosso do Sul ampliou em 196 o número de médicos atuando na atenção básica de 61 municípios e um distrito indígena. O Ministério da Saúde atendeu 100% da demanda por médicos apontada pelos municípios sul-mato-grossenses e superou a meta inicialmente estabelecida. Atualmente, o Mais Médicos garante assistência médica nas unidades básicas de saúde para 676 mil pessoas no Estado.
Os impactos do Programa em Mato Grosso do Sul foram apresentados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, realizado em Campo Grande nesta sexta-feira (30). O evento reuniu prefeitos e secretários de saúde do estado. “Temos a convicção de que não é possível promover melhorias na saúde pública sem médicos. O Mais Médicos exerce papel fundamental para promover o vínculo entre os profissionais e a população e melhorar a assistência para os brasileiros”, ressaltou Arthur Chioro.
Esse é um dos vários seminários a serem realizados pelo governo federal em todo país para debater com gestores públicos os primeiros impactos do Mais Médicos na assistência da população que vive nas cidades beneficiadas pela iniciativa. Levantamento