Nao sei
Tipos de
Moldes
Moldes ocos
Moldaçãosopro
(extrusão)
Moldaçãosopro
(injecção)
Moldes 3D
Moldação rotacional Injeção
Termoformação
RIM
Compressão
Existem várias técnicas de transformação de materiais plásticos, dependendo do tipo de produto a processar e do custo da operação.
As tecnologias de moldação são variadas, mas as mais frequentes são a moldação por injeção, a termoformação, a moldação por compressão e a moldação com reação RIM.
Moldação por injeção de termoplásticos
O processo de moldação é composto essencialmente por dois equipamentos, a máquina de injeção e o molde. A figura seguinte representa uma célula típica de moldação por injeção.
A injeção por moldação é um processo cíclico. O conjunto de operações necessário à produção de uma moldação designa-se por ciclo de moldação, ver figura 3. Para a produção de peças conforme as respetivas especificações são necessários ajustes nas condições de processamento tais como pressão de injeção, temperaturas do fundido e do molde e velocidade de injeção e contra-pressão, tendo em conta as propriedades do material, a geometria da moldação e as especificações do produto final.
As fases do ciclo de moldação podem desenvolver-se num regime manual, automático ou semi-automático.
1. Fecho e trancamento
O molde deve estar em condições de operação permanente, sendo necessário o tempo para restabelecer as condições iniciais do ciclo. Deve ser realizado o mais rápido possível, embora haja limitações.
2. Fase de injeção
A fase de injeção é garantida pelo avanço linear do fuso que, funcionando como um pistão, força o material fundido a entrar no molde e a fluir no interior da zona de impressão. A velocidade de injeção deve corresponder a um compromisso entre rapidez (para assegurar o enchimento global da impressão) e a qualidade do produto final. Para cada moldação deverá haver uma velocidade que garante as