contrução da lente sociologica
Assim, com o objetivo de aprofundar o conhecimento da realidade, surgiram dois grandes campos de investigação:
1-As ciências naturais- destinavam-se a pesquisar os fenômenos da natureza: Matemática, Física, astronomia, Química, Biologia e outras.
2-As ciências sociais – estudam o homem na sociedade, em suas diversas dimensões: Filosofia, História, Geografia, Antropologia, Pedagogia, e nossa Sociologia, Entre outras.
A Sociologia, no contexto do conhecimento cientifico, surge como resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais novas, criadas pelas então nascentes sociedade capitalistas.
A sociedade é fruto da dupla revolução que se realizou na Europa – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E REVOLUÇÃO FRANCESA. Esta se realizou sob os ideais de liberdade, igualdade, fraternidade delineada na famosa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, tendo como principio “os homens nascem e vivem livres e iguais perante a Lei”.
Entre 1830 e 1848 vários movimentos surgiram em toda Europa. Insurreições proletárias que reivindicaram direitos trabalhistas e direitos civis, principalmente relativos a voto universal e secreto.
Na sociedade capitalista o modo como os homens se organizaram para produzir mercadorias gerou duas classes sociais ,a dos capitais ou burgueses ,que é formada por um grupo de pessoas que são proprietárias dos meios de produção -máquinas,ferramentas,capital –necessários para produzir as mercadorias ; e a do proletariado ou trabalhadores, que é formado por um grupo de pessoas despossuídas dos meios de produção, possuindo apenas a força de trabalho .
Entre essas duas classes sociais se estabelecem as relações sociais de produção. O capitalista – detentor dos meios de produção , paga um