Nanquim
Foi inventada a mais de 2 mil anos pelos chineses, na região da cidade chamada Nanjing capital da província de Jiangsu. A cidade já que foi por diversas vezes capital da China: do século III ao VI, de 1368 a 1421 e de 1928 a 1937. Atualmente a capital é Pequim (Capital do Norte).
As tintas artesanais e as industriais possuem componentes básicos como os pigmentos ou corantes que dão cor as tintas, e os aglutinantes que dão liga aos pigmentos. Elas possuem um solvente que ajudam a diluir seu composto de acordo com sua composição. Temos então tintas a base de água, óleo ou álcool, isto quer dizer, que elas se diluim com água, óleo ou álcool. O nanquim tem como solvente a água.
Por muitos anos, a tinta nanquim foi obtido a partir da tinta preta liberada pelos moluscos marinhos da família dos octópodes (polvo e lula). Hoje as tintas são fabricadas a partir de uma mistura entre cânfora, gelatina e um pó escuro conhecido como pó-de-sapato (fuligem ou negro-de-fumo) muito usado na pigmentação de graxa para sapatos, pneus, artefatos leves de borracha, tintas para impressão, entre outros.
É uma das variedades mais puras de carvão.
O nanquim tem como característica ser opaca, dando uma boa cobertura para os desenhos. Adicionando água, consegue-se tonalidades de cinza. Tem secagem rápida.
Usadas inicialmente com pincéis de madeira ou bambu, hoje são encontrada facilmente nas lojas especializadas sobre várias formas:
Nanquim sólido – bem ela se dissolve com água, você coloca um pouco de água nessa espécie de banheira (foto) ai é só você ralar a pedra nela, ai se terá a tinta e é usada principalmente em desenhos artísticos.
Nanquim líquido – usado com pincéis, bico-de-pena ou canetas recarregáveis. São encontrado em pote de diversos tamanhos.
Canetas:
Bico-de-pena – com base em madeira, sua ponta são feita de metal de diferentes tamanhos e formatos. É na pena que é armazenado uma pequena