Nanotecnologia
Nome: Matheus Henrique Delfino da Cruz
RA - 9902006406
Nanotecnologia – Desafios de uma tecnologia em ascensão.
Santa Bárbara D’ Oeste – SP - 2014
Introdução conceitual e histórica: O conceito desta ciência surgiu através dos estudos de Richard P.Feynman, publicamente exposto na palestra Sociedade Americana de Física realizada em 29 de dezembro de 1959.
O termo “nanotecnologia” foi referido pela primeira vez por Norio Taniguchi em 1974. Em escala nanométrica um elemento químico pode se tornar explosivo, pois seus componentes tomam uma nova postura química.
A evolução da nanotecnologia no futuro poderá trazer profundas inovações tecnológicas na comunicação, na economia, nas questões sociais, no meio ambiente e na área militar. O conceito de “nanotecnologia” ficou mais difundido através dos trabalhos de Eric Drexler que, nos anos 80, publicou a obra “Engines of Creation”.
Drexler em seus estudos defendia a teoria hoje conhecida como nanotecnologia molecular, que na prática é a construção de um objeto átomo a átomo. Poderá existir, caso ocorra um descontrole nano tecnológico, a nano poluição que consistiria nos micro objetos pairando pela atmosfera e podendo invadir diversos tipos de organismos como o corpo humano.
Com a organização de átomos, a nanotecnologia é uma ciência que possibilita a capacidade de criar objetos em diferentes “microescalas” usando o sistema de planejamento em engenharia molecular. Esta área científica poderá ser responsável por uma nova revolução em diversas áreas: industrial, medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia, etc.
O objetivo é produzir dispositivos em escala atômica (referida como escala nano) a partir dos átomos.
Agronegócio - Em dezembro de 2002, o Departamento de Agricultura de Estados Unidos (USDA, suas sigla em inglês) publicou uma primeira aproximação sobre a nanotecnologia em sua área. Segundo a nova visão nano