Nanotecnologia
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
Daniel de Oliveira Maciel, Gabriel Patorelo de Paula, Glindisson Matheus da Silva Lima, Luzardo Menezes Peres, Paulo Cezar Conrado Júnior
NANOTECNOLOGIA
Caxias do Sul
2014
Nanotecnologia
A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza).
No ano de 1959, o físico americano e ganhador do prêmio Nobel, Richard Feynman buscou estimular projetos baseados na possibilidade de manipulação de átomos para construir sistemas extremamente pequenos, na escala nanométrica, isto é, na escala da bilionésima (10-9) parte do metro. No decorrer da história, o homem aprendeu a usar algumas técnicas de manipulação de materiais que hoje se sabe serem nanométricos. Surgiu então o que hoje é chamado de nanociência.
No ano de 1959, o físico americano e ganhador do prêmio Nobel, Richard Feynman realizou a palestra intitulada “There’s Plenty of Room at Botton” no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Feynman buscou estimular projetos baseados na possibilidade de manipulação de átomos para construir sistemas extremamente pequenos, na escala nanométrica, isto é, na escala da bilionésima (10-9) parte do metro.
Nesta época, o que Feynman apresentava era apenas a possibilidade de desenvolvermos melhorias no microscópio de elétrons, recentemente inventado e com isso propiciar a visão da organização atômica direcionando para sua melhor compreensão e eventual manipulação. Apesar