Nanotecnologia
Nanotecnologia é um termo usado para referir-se ao estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, ou seja, é a ciência e tecnologia que foca nas propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico. O principal objetivo é criar novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas.
Esse tipo de tecnologia represente um grande avanço durante a história da computação, pois, nunca foi possível trabalhar com escalas tão pequenas, o que torna os processos mais complicados e difíceis, porém os resultados são impressionantes. Existem poucos laboratórios que conseguem trabalhar com a nanotecnologia, devido aos equipamentos especiais de alta precisão. Na história, a primeira vez que esse termo foi citado, ocorreu em 1959 por Richard Feynman, e realmente definido em 1974 pela Universidade de Tóquio. Somente a partir de 2000 que a nanotecnologia começou a ser desenvolvida e estuda profundamente em laboratórios.
Como Funciona ?
Há uma convergência multidisciplinar sem precedentes de cientistas dedicados a estudar um mundo tão pequeno que nós não conseguimos ver - mesmo com a luz de um microscópio. Esse mundo é o campo da nanotecnologia, o reino dos átomos e das nanoestruturas. A nanotecnologia é tão nova que ninguém sabe ao certo o que virá dela. Mesmo assim, predições variam da capacidade de reproduzir coisas como diamantes e comida ao mundo sendo devorado por nanorrobôs que se replicam sozinhos.
Para entender o mundo incomum da nanotecnologia, precisamos ter uma ideia das unidades de medida envolvidas. Um centímetro é um centésimo de um metro, um milímetro é um milésimo de um metro e um micrometro é um milionésimo de um metro, mas todas essas ainda são grandes comparadas à nanoescala. Um nanômetro (nm) é um bilionésimo de um metro, menor que o comprimento de onda da luz visível e um centésimo de milésimo da largura de um fio