nanotecnologia
O que é um nanômetro?
É uma medida como outra qualquer.
1nm= 1.000.000.000 . < 1m
1nm=10−9 m
Nanomaterias
Matérias que possuem graus estruturais da ordem de 1nm e que tenha propriedades físicas relacionadas a essa baixa dimensionalidade.
Nanotecnologia e suas aplicações
A nanotecnologia é a ciência que estuda partículas muito pequenas, da escala de um a cem nanômetros. O objetivo da nanotecnologia é criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de manipular átomos e moléculas. Para termos uma ideia das dimensões dos objetos de estudo um nanômetro equivale a um milímetro dividido em um milhão de partes. O fio de cabelo possui uma espessura média de 75.000 nanômetros.
A nanotecnologia abrange praticamente todas as áreas dos setores industriais e de serviços. Muitas são as aplicações e exige uma demanda de conhecimentos multidisciplinares, baseados na física, química, biologia, ciência e engenharia de materiais, computação, entre outras áreas, para que se aumente a capacidade humana de manipulação da matéria até os limites do átomo.
Nesta área existe a perspectiva de grandes avanços que permitam melhorar a qualidade de vida e ajudar a preservar o meio ambiente. Entretanto, como qualquer área da tecnologia que tem uso intensivo de novos materiais e substâncias químicas, ela traz consigo alguns riscos ao meio ambiente e à saúde humana.
As nanopartículas, embora diferentes entre si no que diz respeito às suas propriedades químicas, têm como característica comum uma massa muito fraca, que, no entanto, ocupa proporcionalmente uma superfície considerável.
O pequeno tamanho das nanopartículas facilita sua difusão e transporte na atmosfera, em águas e em solos, o que dificulta sua remoção por técnicas usuais de filtração. Com isso, as nanopartículas podem ter sua entrada e seu acúmulo facilitados nas células vivas. De modo geral, sabe-se muito pouco ou quase nada sobre a