nanotecnologia
"Os princípios da física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não seria uma violação da lei ; é algo que, teoricamente, pode ser feito mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes de mais" - Richard Feynman.
Fonte: www.euroresidentes.com
Essas palavras ditas em 1959, em uma palestra considerada a semente da nanotecnologia parecia loucura, mas hoje soa como uma verdadeira profecia, pois, o que se é capaz de produzir hoje com tal ciência parecia pura loucura naquela época. Nanotecnologia ciência que estuda a manipulação da matéria em nanômetros com a finalidade de organizá-los para atender a uma aplicação específica, consiste na manipulação da matéria em nanômetros para criar uma estrutura atômica ou molecular diferenciada. Os resultados dessa nova tecnologia podem trazer grandes impactos no desenvolvimento social, tecnológico e econômico. É uma área de conhecimento com grande potencial de geração de inovações. Hoje no Brasil a nanotecnologia está sendo olhada com bons olhos e já existem cursos superiores na área conhecida como Engenharia em Nanotecnologia um curso com duração média de 4(quatro) anos os 2 (dois) primeiros semestres o curso tem base em física, matemática, química e biologia. Depois os alunos escolhem os caminhos que querem seguir como:
1- Física: estudando eletromagnetismo, mecânica quântica e medicina molecular,
2- Materiais: estudando tecnologia de materiais e
3- Bionanotecnologia: estudando fisiologia celular. O fato de se tratar de um curso novo, já que a primeira turma se formou me 2013 poderia ser desanimador, mas as perspectivas de mercado de trabalho é muito boa, pois, vem acompanhando o crescimento do mercado externo, e muitas das oportunidades estão nos setores petrolífero, farmacêutico, de cosméticos e metalúrgico. Como tudo que produzido em nosso planeta gera algum tipo de lixo, e sabemos da dificuldades de