Nanotecnologia
FEV - 24 | SEM COMENTÁRIOS | RELACIONADOS : CABELOS, TRATAMENTOS
inShare
Nanotecnologia, você já deve ter ouvido essa palavra em algum lugar, não é mesmo? Pois ela está contida nos frascos mais poderosos para deixar a cabeleira linda.
Então, NANOTECNOLOGIA é a capacidade de criar coisas em seu menor tamanho possível. É na verdade um conjunto de técnicas que tem como objetivo a fabricação de produtos com dimensão menor do que 100 nanômetros. O prefixo “nano” vem do grego e significa anão e corresponde a bilionésima parte do metro ou à milionésima parte do milímetro.
Mas qual é a vantagem?
Com essa dimensão, menor que 100 nanômetros, é reduzido o peso molecular dos produtos e a penetração dos ativos no fio se torna mais fácil, tendo sua ação direcionada e potencializada.
Dessa forma os produtos se tornam cada vez mais eficazes para o consumidor, há uma melhoria no desempenho das fórmulas, trazendo resultados superiores.
Hoje em dia já existem várias marcas com produtos e substâncias nanosferizadas, para que haja homogeneização no fio, onde a aderência e a penetração na fibra capilar são bem melhores, reconstituindo a fundo as estruturas danificadas por alisamentos, permanentes e tinturas.
Podemos citar as ceramidas em nanopartículas, as lecitinas vegetais, aqueratina e até silicones. Todos eles exercem função reconstrutora pela capacidade de reposição de elementos que foram perdidos em fios danificados.
Alguns exemplos de nanotecnologia usadas em cosméticos são: Nanoemulsões e as nanocápsulas ou nanopartículas.
As nanoemulsões são emulsões com tamanho de partícula muito pequeno que além de permitir uma maior absorção e possibilitar que os ativos sejam levados até as camadas mais profundas da pele. O uso de nanoemulsões em condicionadores permite que se obtenham produtos mais transparentes e os ingredientes penetrem mais profundamente nos fios de cabelo. As nanocápsulas são partículas que funcionam como um